Essa ideia de jogos que usam aleatoriedade para criar experiências que não são exatamente as mesmas foi deixada em grande parte para o subgênero “roguelike” nos últimos dois anos. Mas é claro que os livros de jogos – e o recente ressurgimento deles em formato digital – vêm fazendo a mesma coisa há décadas. Mas enquanto ’80 Days’ tem raízes nos livros de jogos, o Inkle poderia ter feito um jogo de aventura baseado em histórias que usa sua natureza digital para transcender o que um livro de jogos puro poderia ser?

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Isso é um empreendimento ousado. E 80 Days é uma viagem sólida para quem quer jogar através de uma história que nem sempre é a mesma.

Enquanto aqueles que jogaram o maravilhoso ‘Out There’ de Mi-Clos receberão a premissa de ’80 Days’ rapidamente, a melhor maneira de descrever isso é como uma história interativa onde o objetivo é gerenciar os recursos adequadamente para continuar progredindo ao redor do mundo em um ritmo constante.

O tempo é essencial, pois o objetivo é dar a volta ao mundo em 80 dias. Mas é realmente um jogo de gestão de recursos: tentar administrar dinheiro e itens para pagar viagens, vender itens baratos em um lugar e valiosos em outro, pagar por viagens mais rápidas quando possível e apenas tentar descobrir informações valiosas quando necessário para obter uma perna para cima.

Este jogo é sobre economia, conversa e adaptação às mudanças quando necessário.

Um jogo fascinante

80 Days: confira o review completo do game mobile! - Foto: GZ MAS
80 Days: confira o review completo do game mobile! – Foto: GZ MAS

É realmente fascinante de jogar. Requer várias jogadas para aprender os meandros do mundo, e o que deve e não deve ser feito enquanto se aventura. À medida que você faz isso, a narrativa do mundo começa a se desenrolar lentamente.

Nem tudo é o que parece. Há um milhão de histórias pelas quais você está apenas passando, analisando-as uma de cada vez. A abordagem de poder ditar a história não apenas por meio de respostas, mas escolhendo o que acontece é interessante, porque embora ainda seja impossível saber exatamente o que acontecerá com base nas diferentes ‘sementes’ de cada aventura, a raiz de qualquer jogo que depende da aleatoriedade é variar a experiência do jogador.

’80 Days’ tem origens claras de “gamebook”, mesmo que apenas graças à sua enorme quantidade de diálogo – os desenvolvedores afirmam que mais de quinhentas mil palavras entraram no roteiro. Mas parece que o Inkle usou o formato de um jogo para criar uma experiência que seria difícil de replicar no papel. Se houver um sistema de rolagens de dados que fortaleça os resultados, ele estará efetivamente oculto. Mesmo apenas os sistemas de trajetos de viagem e horários de partida em relação ao quão atrasado no período de 80 dias você está é intuitivo em formato digital, em vez de tentar classificá-lo por meio de um sistema de papel.

Alguns problemas

80 Days: confira o review completo do game mobile! - Foto: GZ MAS
80 Days: confira o review completo do game mobile! – Foto: GZ MAS

Existem elementos definitivamente consistentes. Mas alguns parecem mudar com base na semente desse mundo. Uma rota que estava disponível em uma jogada pode não estar em outra, por exemplo. Está em algum lugar no meio de um “gamebook” e um “roguelike”. Mesmo que apenas em termos de sensação para alguém como eu, cujo conhecimento de “gamebooks” é casual na melhor das hipóteses.

Apesar de quão polido o jogo é, ainda existem alguns pequenos aborrecimentos. A interface pode ser frustrante, pois nem sempre é o processo mais fácil explorar o mapa e depois voltar para a cidade atual, ou gerenciar o inventário e outros menus. Pode ficar um pouco complicado. O relógio do jogo está praticamente sempre funcionando, e olhar para o mapa leva tempo. Se uma partida sair em um determinado ponto e você selecionar a cidade um pouco tarde demais, bem… que pena. Parece que você está preso em sua cidade atual até a próxima partida chegar.

Pelo menos o jogo acontece em um lindo globo que pode ser panorâmico, ampliado e vislumbrado, com os muitos caminhos se tornando claros à medida que mais informações são descobertas. É difícil ficar muito quando o jogo parece tão bom. A escrita é sólida, fazendo um ótimo trabalho na criação dos personagens e na elaboração do mundo. Mas as conversas ao sondar informações parecem que muitas vezes falta algo entre o tópico que escolhi, o texto exibido e o que acontece. É uma lembrança horrível dos meus cursos da faculdade. Complicado.

Conclusão

80 Days: confira o review completo do game mobile! - Foto: GZ MAS
80 Days: confira o review completo do game mobile! – Foto: GZ MAS

No geral, ’80 Days’ é um jogo maravilhoso. Eu gosto do ‘Out There’ mencionado um pouco melhor, apenas porque sua simplicidade é um pouco mais convidativa, mas isso pode ser uma preferência pessoal. ’80 Days’ tem uma quantidade sólida de profundidade, uma ótima história, e vale a pena conferir para o jogador que quer uma aventura onde talvez não saiba o que vem a seguir. É um desafio – mas inteligente.

Baixe ‘80 Days’ para iOS;
Baixe ‘80 Days’ para Android.

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